|
ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA (EREA)
OBJETIVO
Promover a capacitação de professores do ensino fundamental e médio e aproximar estes dos astrônomos profissionais e amadores da região. Apresentar métodos práticos de ensino de astronomia e também de astronáutica, doar aos participantes materiais didáticos de ensino de astronomia, doar lunetas às escolas participantes no evento, capacitar os professores para as observações astronômicas, etc.
HISTÓRICO
Nasceu no Ano Internacional de Astronomia (AIA), como um subprograma das comemorações do AIA. O responsável por este programa junto ao CNPq é o Dr. Jaime Fernando Villas da Rocha, membro do Comitê Brasileiro organizador do AIA. Por este programa podemos cobrir os gastos de passagens, hospedagens dos palestrantes e parte dos materiais de consumo.
Os sete primeiros EREAS foram organizados nas seguintes cidades e datas:
Porém, já temos agendados os seguintes EREAS, nas seguintes cidades e datas:
PÚBLICO ALVO
Para o ERA o público alvo são os professores do ensino fundamental ou médio e alunos de licenciatura das áreas de ciências, geografia, física e ou matemática, ou qualquer professore que seja responsável pelo ensino dos conteúdos de astronomia e ou astronáutica em sua escola.
Os professores em exercício, contudo, em geral estão trabalhando nos períodos dos EREAs, logo é fundamental que a Secretaria Municipal de Educação libere estes professores de suas aulas durante o evento. Daí a importância fundamental de se reunir com o Secretário Municipal de Educação, mostrar a importância do evento para a capacitação dos professores e obter o empenho da Secretaria no sentido desta liberar e incentivar a participação dos professores das áreas de ciências, geografia, física, etc, que ministrem conteúdos de astronomia. Em geral fornecemos a lista de escolas participantes da OBA no município no qual vamos realizar um EREA e isto em geral ajuda a convencer o Secretário de Educação sobre importância de autorizar a participação dos professores, quer por serem muitas as escolas participantes da OBA, quer por serem poucas e com isso aumentar a participação de escolas na OBA.
GALILEOSCÓPIOS
No âmbito das comemorações do Ano Internacional de Astronomia, AIA, em 2009, o comitê brasileiro para estas comemorações, comprou 20.000 galileoscópios, com os recursos obtidos junto ao MCT/CNPq. Temos como objetivo doar uma luneta para cada escola representada nos EREAs, porém, fazemos questão de não apenas doar a luneta, mas sim que ela seja montada durante o evento e que seja testada e usada durante o evento. Por isso, sempre é preciso organizar uma “oficina especial”, para a montagem demais instruções de uso desta luneta. Nesta oficina é preciso deixar claro que é distribuída apenas uma luneta por escola, assim, se tiver dois ou mais professores de uma mesma escola, eles a montam juntos e ela deve ficar ao acesso de qualquer professor daquela escola. |